Sob a liderança do prefeito Elsinho, Centralina (MG) investiu na socialização de dependentes químicos

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2019 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos decorrentes do uso de drogas no mundo todo.

Desse montante, apenas uma em cada sete pessoas recebe tratamento adequado de recuperação.

Os números revelam como as políticas de tratamento e socialização de dependentes químicos parecem que estão apenas engatinhando e precisam crescer ainda mais.

Em 2014, em Centralina (MG), surgiu uma iniciativa que pode servir de exemplo para que outras comunidades se engajem e ganhem força na luta contra as drogas.

Sob a liderança do prefeito Elson Martins Medeiros, o Elsinho, o município implantou o programa Reviver, que tem como objetivo oferecer apoio psicossocial para dependentes químicos.

Foto Divulgação

Uma das principais frentes da iniciativa é alfabetizar os dependentes analfabetos e facilitar a retomada educacional daqueles que iniciaram os estudos, mas que precisaram parar por algum motivo.

Transformação que começa pelo afeto

Além das aulas de alfabetização, o programa Reviver oferece uma gama de atividades com a prerrogativa de garantir que o dependente químico em tratamento tenha novas perspectivas para o futuro.

Foto Divulgação

Aulas motivacionais e dinâmica em grupos são ministradas por profissionais que, mais do que competência técnica, possuem o empenho necessário para lidar com quem está passando por um momento tão delicado com muito carinho e afeto.

É esta dedicação incansável que faz a diferença nos resultados da iniciativa.

Apoio financeiro e oportunidade de trabalho

Além de oportunizar melhores condições de vida através da educação, o Reviver garante que o dependente químico possa finalizar o tratamento até o fim, uma vez que os custos são todos bancados pela prefeitura de Centralina.

Além disso, os pacientes recebem café da manhã, almoço e jantar e são remunerados por cooperar com o trabalho dos servidores da Prefeitura em atividades como limpeza, varrição, poda, roçagem, obras e outros.

Quem é o prefeito Elsinho

Elson Martins de Medeiros, o Elsinho, foi eleito prefeito de Centralina em 2012.

Foto Divulgação

Ele foi reeleito em 2016 com 51,50% dos votos válidos.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram