Sérgio Meneguelli: prefeito de Colatina (ES) é exemplo de boa gestão e cidadania

0
114
Foto Divulgação

Fazer acontecer, colocar a mão na massa, literalmente, e inspirar as pessoas. É desta forma que Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina, no Espírito Santo, faz questão de exercer seu mandato. Foram muitos os momentos em que os colatinenses puderam flagrar o governante em meio a obras e ações, ajudando a executá-las. 

Plantar mudas em canteiros e pintar calçadas com as equipes de obras foram algumas dessas ações, e renderam vídeos, gravados pelos próprios moradores, que circularam todo o Brasil através das redes sociais. As publicações são sempre carregadas de visualizações e comentários da população – os elogios são muitos. 

Com essas atitudes grandiosas, o atual chefe do poder executivo municipal, do PMDB, ganhou o título de melhor prefeito do país, um verdadeiro exemplo a ser seguido.

Após ganhar a última eleição, Meneguelli chegou à prefeitura de bicicleta para tomar posse do cargo. Este, que já era seu meio de transporte, fez parte de uma de suas promessas de campanha: construir ciclovias para incentivar uma vida mais saudável, apostando em mobilidade e segurança no trânsito. 

A expectativa era que, até o ano de 2020, investimentos fossem feitos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, combatendo a pobreza. De acordo com os resultados divulgados pela própria prefeitura, a gestão tem ido no caminho certo para atingir as metas. 

Além disso, outra causa do prefeito é a recuperação e preservação do meio ambiente na cidade, trazendo beleza às ruas e bem-estar à população.

Em um dos vídeos gravados pela comunidade, Meneguelli explicou que as pessoas se empenham em algo quando gostam do que fazem. “Eu gosto da minha cidade e eu não vejo nada demais em fazer isso aqui”, ele disse, durante o plantio de mudas em um canteiro da cidade.

Foto Divulgação

Carreira política exemplar

Não é de agora que Meneguelli dá exemplo na vida política. Foi vereador por 12 anos, tempos em que propôs e aprovou medidas como a “Lei de Passe livre ao idoso para o transporte público”. Também foi autor da lei que permite a entrada de cães adestrados, acompanhando deficientes visuais em estabelecimentos públicos e comerciais.

Posteriormente, chegou a ocupar por dois anos o cargo de presidência da Câmara de Colatina. Nesta época conseguiu uma economia de R$ 2 milhões do orçamento destinado ao órgão. O dinheiro foi empregado em cultura, saneamento, educação, entre outros.

O político chegou a tomar outras atitudes louváveis, como abrir mão de diárias, passagens e despesas de viagens fornecidos pela Câmara de Vereadores, recusou o benefício da cota de gasolina de 200 litros por mês e ainda baixou uma portaria cortando de gasolina a todos os vereadores. Não fez uso do celular fornecido pela Câmara de Vereadores e ainda abriu mão do uso de locação de veículos. 

Colatina, uma cidade de destaque

Apesar de as atitudes do prefeito terem tornado Colatina famosa em todo o País, por si só a cidade se destaca por sua história e desenvolvimento constante. Basta conhecê-la um pouco para perceber que oferece o conforto dos grandes centros do país, mas seus moradores têm a vantagem de não conviverem com a violência.

Com uma população somada em mais de 120 mil habitantes, segundo última estimativa do IBGE, Colatina é considerado o oitavo município mais populoso do estado. Localizada no interior do Espírito Santo, conta com uma área territorial de 1,3 mil km², sendo a 7ª maior cidade.

Colatina é um polo regional de referência em saúde de toda a macrorregião Noroeste. É considerada um importante centro de atendimento médico-hospitalar apto a realizar tratamentos, desde a atenção básica até exames de alta complexidade.

Fazem parte deste polo sete hospitais, cinquenta e quatro unidades de Saúde municipais, quinze laboratórios de análises clínicas, seis clínicas de radiologia, dois centros de hemodiálise, um Centro Regional de Especialidade, um hemocentro, um Centro Municipal de Vigilância em Saúde, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui