Recife (PE), do prefeito Geraldo Júlio, é a primeira cidade do Brasil a ter matéria de sustentabilidade nas escolas

Educar hoje para garantir um futuro melhor. Foi com esta a premissa que o prefeito Geraldo Julio anunciou que Recife (PE) seria a primeira cidade do Brasil a tornar obrigatório, nas escolas públicas municipais, o ensino sobre sustentabilidade e emergência climática na grade curricular. 

A nova matéria “Sustentabilidade e Emergências Climáticas” começou a fazer parte do dia a dia dos alunos do município no início do ano letivo de 2020. Mais de 90 mil alunos matriculados na rede de ensino municipal tiveram acesso à novidade, e serão formados como cidadãos preocupados com o futuro do mundo.

O tema do ano letivo ganhou o tema “100 anos de Clarice Lispector: ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos”, em homenagem à escritora brasileirs, e como subtema “Recife atento às Emergências Climáticas. Pensando no Futuro com responsabilidade”, em alusão à nova matéria em vigência.

“Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte comprovou que quando se coloca esse tema no currículo, além dos alunos, os pais se engajam muito mais. Nosso objetivo é que os alunos tenham toda a semana esse tema, e que saiam de lá e possam compartilhar com seus pais, amigos e família, aumentando assim cada vez mais o movimento em prol do meio ambiente”, afirmou Geraldo Julio.

A iniciativa do prefeito recebeu o aval do Conselho Municipal de Educação, que aprovou a nova matéria escolar em novembro de 2019, por unanimidade.

Entre os conteúdos que passaram a ser estudados estão o “aquecimento global e suas consequências no cotidiano”, “formas de vida, sustentabilidade e os cuidados com a natureza”, “consumo sustentável”, e assuntos relacionados à água também.

Foto Divulgação

Conscientização das novas gerações

Segundo o Painel Intergovernamental  de Mudanças Climáticas da ONU, Recife é a 116 cidade mais vulnerável do mundo às mudanças climáticas, por isso é necessário conscientizar as próximas gerações, segundo o prefeito Julio.

“A ideia é mostrar as causas do aquecimento global, desenvolver e promover ações socioambientais que possam combatê-lo, e construir uma cultura de pertencimento e convivência sustentável entre nossos estudantes”, explicou.

Em busca de uma Recife melhor

O envolvimento do prefeito com a sustentabilidade não é uma novidade. Há muitos anos tem tomado rumos em prol da causa, tanto que atualmente assume a presidência do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), para a América do Sul, uma rede global  ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Sob sua gestão, Recife é reconhecida pelo pioneirismo e efetividade de políticas públicas na área de sustentabilidade, em especial no controle e redução da emissão dos Gases do Efeito Estufa e no enfrentamento às Mudanças Climáticas.

Geraldo Júlio de Mello Filho nasceu na cidade do Recife. É filho do arquiteto Geraldo Júlio Mattos de Mello e de dona Maria Ângela de Abreu e Lima Mello. É pai de três filhos e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado desde 1992.

Foto Andréa Rêgo Barros/PCR

Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pós-graduação em Administração Pública pela mesma universidade.

Atuou no terceiro mandato de Miguel Arraes à frente do governo de Pernambuco e, em 2000, foi diretor de planejamento na Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife. Entre 2003 e 2006 atuou junto a Eduardo Campos no Ministério da Ciência e Tecnologia durante o primeiro governo de Lula.

Assumiu a Secretaria de Planejamento de Pernambuco em 2007 e, quatro anos depois, foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Nas eleições de 2012, foi candidato à prefeitura do Recife, e foi eleito no 1º turno, com 51,15% dos votos válidos. Foi reeleito com 61,30% dos votos no segundo turno das eleições em 2016.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram