Qualidade de vida: projeto do prefeito Fabiano Horta levou esporte gratuito à população de Maricá (RJ)

Praticar esportes é bom, não só para o corpo, mas também para a saúde mental, agindo no desenvolvimento da liderança, disciplina, melhora da concentração e humor, além de reduzir o estresse. Com base nisso, o prefeito de Maricá, no Rio de Janeiro, Fabiano Horta põe em execução, desde 2017, o programa “Esporte Presente” dedicado a toda a comunidade. 

O objetivo é oferecer uma variedade de práticas esportivas gratuitas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de forma gratuita, contribuindo assim, com a saúde e a qualidade de vida.

As atividades iniciaram no complexo Leonel Brizola e também no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, mas hoje o projeto já se espalha por toda a cidade.

“O projeto tem como objetivo atender com atividades esportivas das 6h até a meia-noite, atendendo a cidade como um todo”, afirmou o prefeito, orgulhoso por ver a população participando da iniciativa em todos os bairros em que o programa está disponível.

Entre os esportes e atividades disponíveis, há futebol, vôlei, futevôlei, ginástica rítmica, badminton, handebol, futsal, basquete, vela, bodyboard, tiro com arco (modalidade onde Maricá é uma referência olímpica), jiu-jitsu, taekwondo, e caratê, além de aulas de hidroginástica, alongamento, circuito funcional, zumba, pilates, balé e capoeira.

Foto Divulgação/Prefeitura de Maricá

Além do projeto, outras ações já foram tomadas em prol da promoção do esporte no município. Em 2018, a cidade recebeu o Complexo Esportivo do Caxito, Parque de Recreação no Caju e a reforma do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, mais conhecido como Arena Flamengo. Entre os mais recentes, em agosto de 2019, a Quadra Poliesportiva, no distrito de Inoã. 

Foto Divulgação/Prefeitura de Maricá

Dedicado a implantar melhorias

Fabiano Taques Horta, natural de Niterói, é um veterinário, empresário e deputado federal. Em 2016 elegeu-se prefeito de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, com mais de 52.81% dos votos.

Começou sua militância política ainda adolescente. Atuou por diversos anos como membro da executiva municipal e atualmente é presidente do partido em Maricá. Foi eleito vereador de Maricá em 2008 e 2012, atuando ainda como Presidente da Câmara Municipal. 

Foto Divulgação

Atuou com o ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá, na implantação de diversas políticas impactantes no município, dando destaque para a Empresa Pública de Transporte (conhecidos como “os vermelhinhos de Maricá”), visando implantar o passe-livre nos ônibus da cidade a longo prazo. Ainda atuou na criação de uma “moeda social”, a Mumbuca, para ajudar no combate à extrema pobreza no município.

Cidade próspera

Município da Região Metropolitana, no Estado do Rio de Janeiro, Maricá tem um território que se estende por 362,480 km², e uma população média de 150 mil habitantes. 

Conhecida por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas, Maricá tem muita história para contar. O trem, por exemplo, também já passou pela cidade, e ainda se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá.

No passado, a economia de Maricá era baseada na agricultura e na atividade pesqueira. Mas, atualmente, é considerado um município produtor de petróleo, já que o seu litoral está defronte a Bacia de Santos. Em 2017, Maricá foi a cidade do Rio que mais recebeu royalties e participações especiais do petróleo, com R$ 746,78 milhões. 

Foto Divulgação/Prefeitura de Maricá

A construção civil, desde a implantação da Ponte Rio Niterói, tornou-se um dos carros chefe da economia municipal, pois estimulou a criação de loteamentos para abrigar residências de veraneio de alto padrão, e também condomínios horizontais.

A cidade atrai turistas para suas praias oceânicas de águas límpidas e gélidas de mar aberto, mas também há praias lacustres, de águas esverdeadas e mornas, populares para famílias com crianças pequenas.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram