Prefeito Zezinho implantou aterro sanitário e fez Cláudio (MG) avançar na saúde pública

Com o crescimento e desenvolvimento dos municípios, a geração de resíduos sólidos aumentou consideravelmente nos últimos tempos, fazendo-se necessário repensar e modificar processos para um gerenciamento satisfatório do lixo produzido.

Na cidade de Cláudio (MG), o crescimento tem sido certo, por isso ter um local próprio para a destinação correta dos resíduos é de extrema importância. E para garantir o controle ambiental e cuidado com a saúde pública, o prefeito Zezinho do Zé do Juquinha, inaugurou um aterro sanitário em maio de 2019.

Foto Divulgação/Prefeitura de Cláudio

Esta foi mais uma importante melhoria foi entregue pela Prefeitura à comunidade, pois, com isso, Cláudio sai na frente de muitos municípios, em situação de irregularidade, frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras expectativas visa a extinção total dos lixões a céu aberto em todo o país. 

A iniciativa visa evitar a degradação ambiental, preservar os recursos naturais, promovendo assim a saúde pública e atendendo as normas ambientais vigentes.

As obras de construção do aterro iniciaram em julho de 2018, com a perfuração da primeira vala. Depois foram executadas a impermeabilização das valas de disposição dos resíduos e das lagoas de recebimento de chorume, construção dos drenos e perfuração de uma nova vala impermeabilizada para a disposição de pequenos animais.

Foto Divulgação/Prefeitura de Cláudio

Foi construído com recursos próprios do Executivo e fica a 8 km do perímetro urbano, na comunidade Canjerana. Estima-se que tenha vida útil de aproximadamente 15 anos.

E os cuidados com a estrutura continuam por parte da prefeitura. Desde o fim de março de 2020, o local tem passado por intervenções de melhoria, com a construção de uma unidade de triagem e compostagem (UTC), e a ampliação de uma vala para disposição dos resíduos, com previsão para o futuro. As obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.

Foto Divulgação/Prefeitura de Cláudio

Sobre o prefeito

José Rodrigues Barroso de Araújo, mais conhecido como Zezinho do Zé do Juquinha, nasceu no dia 20 de setembro de 1952, no município de Cláudio (MG). Desde o início de sua gestão, buscou trabalhar firmemente no crescimento da cidade, garantindo recursos e serviços básicos para o povo.

Foto Divulgação

Cidade promissora

Conhecida por ser a “cidade dos apelidos”, pois a maioria de seus habitantes possuem algum apelido, Cláudio tem uma área de 632,12 km². De acordo com a estimativa do IBGE de 2019, sua população era de 28, 6 mil habitantes.

Segundo constam os arquivos históricos, o nome da cidade está relacionado à descoberta de um ribeirão feita por um escravo chamado Cláudio – “Ribeirão do Cláudio”. Com o passar do tempo o nome ficou associado a esta região.

Foto Divulgação

É um município de pequeno porte, mas tem apresentado intenso crescimento econômico nas últimas décadas. Devido à fertilidade do solo e suporte técnico, a produção cafeeira no município vem se destacando fortemente. Há ainda um conjunto de cerca de 60 indústrias que integram o Parque Industrial Paulino Prado. 

A cidade é também conhecida por seu grande polo de fundições e metalúrgica, um dos maiores do Brasil. Destaca-se a produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido e outros.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram