Prefeito Temoteo Brito investiu em tecnologia pelo meio ambiente em Teixeira de Freitas (PE)

Proteger a comunidade e o meio ambiente. É com esta intenção que o prefeito Temóteo Brito buscou recursos para garantir a aferição radiométrica no município de Teixeira de Freitas, na Bahia.

No início de 2020, a cidade recebeu equipamentos doados para cumprir as exigências de condicionantes ambientais referentes ao processo de Licenciamento Ambiental de Estações Rádio em operação na área urbana do município. 

Os dois equipamentos GPS e dois equipamentos portáteis para aferição radiométrica serão usados pelos fiscais do meio ambiente em ações de fiscalização. O município de Teixeira de Freitas possui diversas torres de rádio, internet, tv e telefonia celular espalhadas em seu perímetro, sobretudo em áreas urbanas.

Foto Divulgação

A cidade se tornou pioneira entre os municípios do interior da Bahia no monitoramento do grau de exposição da população à radiação. 

“Somos, agora, o município referência entre as cidades brasileiras nos processos de licenciamento, fiscalização e educação ambiental.”, explicou o prefeito.

Os equipamentos são fundamentais para realizar o geoprocessamento de áreas urbanas e rurais, bem como o acompanhamento dos limites de exposição estabelecidos pela Anatel e pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, identificando o grau de exposição que os cidadãos de Teixeira de Freitas estão submetidos nas suas atividades cotidianas. 

“Assim podemos garantir o cumprimento da legislação e consequente minimizaremos os efeitos da radiação à população. Além do controle de torres também faremos a identificação de fugas de radiação em clínicas que façam uso da radiação”, disse Brito.

Fazer mais pelo povo

Temoteo Alves de Brito, ou simplesmente Timóteo Brito, mora na região há 50 anos, e conheceu Teixeira de Freitas quando ainda era um povoado com menos de mil habitantes. Na época que avistou a região pela primeira vez, recém-casado vislumbrou junto à esposa viver até o fim da vida no lugar. E foi em Teixeira de Freitas, ao lado da sua família, que Timóteo construiu sua vida pessoal, empresarial e política.

Fez parte da luta pela emancipação de Teixeira, que pertencia a Alcobaça e Caravelas. E, no dia 9 de maio de 1985 foi criado o município de Teixeira de Freitas.

Foto Divulgação

Temoteo Brito eleito o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas administrou o município de 1985-1988, período em que realizou obras relevantes para o desenvolvimento local, entre elas, o parque de exposições, a UNEB e a antiga Emarc (atual IFBaiano). A marcante atuação resultou na sua eleição para o cargo de Deputado Estadual em 1990. 

Mas o amor pelo município o fez retornar e os teixeirenses retribuíram a sua dedicação, elegendo-o prefeito de Teixeira de Freitas pela segunda vez no ano de 1992 a 1996. Decorridos alguns anos, o desenvolvimento e progresso notáveis de Teixeira de Freitas a credenciou ao título de Capital do Extremo Sul da Bahia.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram