Prefeito Marquinhos Trad incentiva a interação entre comunidade e poder público com o uso de tecnologia em Campo Grande (MS)

As redes sociais aproximaram pessoas de todos os cantos do planeta, ampliando horizontes e tornando os usuários cada vez mais atentos às inovações tecnológicas.

É pelas telas de computador ou com um simples toque no celular que são estabelecidas conexões com amigos e familiares, que ocorre o consumo de notícias, produtos e serviços, que se torna possível conhecer um lugar antes mesmo de colocar o pé na estrada.

Por que, então, não acompanhar a evolução de nossa cidade com o suporte da tecnologia?

Modernizar e ampliar o acesso à informação dos mais diversos tipos de serviços prestados, de forma simples e ágil, por meio da tecnologia QR Code.

A iniciativa, que leva o nome do prefeito Marquinhos Trad, está atrelada ao conceito “Cidades Inteligentes” e transformou a relação da administração municipal de Campo Grande (MS) com a comunidade.

Foto David Majella/Divulgação

O projeto Conecta Campo Grande agrega o uso de tecnologias atuais e de fácil acesso pelo cidadão, principalmente com informações relacionadas aos serviços públicos, permitindo que as pessoas participem de forma ativa e colaborativa nas ações realizadas pelo poder público.

Como funciona?

Para transformar Campo Grande em um modelo de cidade inteligente, foi necessário investimento em tecnologia da informação, com novas ferramentas que ampliaram a acessibilidade, tais como:

  • Disponibilização de informações importantes e de interesse público através de adesivos e placas que contenham um código QR Code.
  • Foram viabilizados os códigos nos órgãos vinculados à administração municipal, possibilitando consultas a informações referentes àquele local específico – como horário de funcionamento das praças, eventos culturais ou informações institucionais.
  • Ampliação da internet livre para os cidadãos, com novos pontos estabelecidos na cidade.
  • Lançamento do “Participa CG”, onde o cidadão participa de eventos que a Prefeitura promove e ainda recebe pontos que poderão ser revertidos em prêmios.
  • Criação do Portal do Cidadão, nova ferramenta de pesquisa para encontrar rapidamente todos os serviços oferecidos pela administração municipal, que possibilita destacar como favoritos os serviços que mais acessa.
  • Novas funcionalidades para o aplicativo ‘Fala Campo Grande’, voltadas à defesa do consumidor – um canal direto com o Procon Municipal.
  • Ampliação do universo de usuários do aplicativo ‘Todos no Ônibus’, com os benefícios estendidos aos que se locomovem com cadeira de rodas, sendo esta a extensão do app para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.
  • Remodelamento do Sistema de Atendimento da Central do Cidadão – ATD Fácil, com unificação dos cadastros.

Cidade inteligente

Com as novas plataformas e autosserviços na área de tecnologia, foi possível construir uma maior conexão com a população de Campo Grande nos últimos anos.

Dentre os benefícios do investimento em tecnologia da informação e ampliação dos serviços, pode-se destacar:

  • Maior transparência na gestão paralelamente ao aumento da participação popular
  • Atendimento das demandas mais rápido e objetivo, com aprimoramento dos serviços prestados
  • Facilidade na busca por informações institucionais
  • Estímulo à troca de experiência entre o gestor e o munícipe
  • Participação da comunidade na construção da cidade inteligente

Quem é o prefeito Marquinhos Trad

Advogado, formado pela UFRJ, Marquinhos Trad já foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul.

A paixão pela vida pública surgiu cedo e, em 2004, ele foi eleito vereador pela capital. Em 2006, elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 2010.

Foto Divulgação

Em 2016, venceu o pleito para prefeito de Campo Grande para o mandato 2017/2020.

Marquinhos Trad é casado e tem quatro filhas.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram