Prefeito Arthur Virgílio: uma gestão focada no incentivo ao empreendedorismo em Manaus (AM)

Como seria o mundo se o empreendedorismo fosse incentivado desde cedo? Se lá na pré-escola as crianças pudessem experimentar na prática, mesmo que na brincadeira, como é ser dono do próprio negócio? E se os empreendedores e potenciais empreendedores hoje tivessem todo o apoio que precisassem para levar seu negócio para frente?

A cidade de Manaus, com o intuito de garantir ainda mais o desenvolvimento econômico local, resolveu incentivar a cultura empreendedora nos últimos anos. O prefeito Arthur Virgílio, apoiador da causa, busca, com isso, dar ainda mais movimento ao município, gerando oportunidades e, como consequência, o sucesso de muitos negócios. 

Lançado em 2017, o programa “Manaus mais Empreendedora” tem como principal objetivo disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. 

Foto Prefeitura de Manaus

Mas além de auxiliar empreendedores e potenciais empreendedores, com serviços diversos – como consultoria – e qualificação, o programa “Manaus Mais Empreendedora”, também aposta em outros projetos relacionados à empregabilidade e profissionalismo, como capacitações, oficinas e workshops voltados ao empreendedorismo. 

Cursos das mais diversas áreas de qualificação profissional foram – e continuam sendo – oferecidos gratuitamente à comunidade, com foco em jovens em busca do primeiro emprego, como também trabalhadores, produtores rurais.

Além disso, projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, que também faz parte do programa, certificou mais de 1,5 mil crianças de escolas municipais com a metodologia do empreendedorismo.

O programa é uma das diretrizes do Manaus 2030, que pretende implantar a cultura empreendedora na cidade. Ele veio de uma demanda da população, segundo o prefeito Virgílio.

“Nós estamos preparando as pessoas para que elas tenham condições de empregabilidade no momento em que não vai bastar ter a vaga, vai precisar ter o conhecimento sobre o tema de que trata a vaga. É uma mudança de personalidade que, aos poucos, vai sendo percebida pela sociedade. É um projeto que vejo como profundo, justo e sensível socialmente”, avalia o prefeito.

Escritório do Empreendedorismo

Para ajudar a impulsionar ainda mais os esforços em prol do empreendedorismo em Manaus, em junho de 2018, o prefeito Virgílio Neto, lançou o novo Escritório do Empreendedorismo, que orienta e dá mais agilidade para quem quer ou já tem o próprio negócio. 

Foto Prefeitura de Manaus

O Escritório também integra o programa “Manaus Mais Empreendedora”. Com a estrutura, o empreendedor passou a ter acesso a serviços gratuitos, como consultoria, apoio técnico, capacitação, entre outros. 

“A crise empurrou muita gente para o empreendedorismo e, aqui, o Escritório vai atuar para ajudar essas pessoas. O importante mesmo é nós cultivarmos uma mentalidade de empreendedorismo. Em vez de brigar pelo primeiro emprego, brigar pela primeira empresa. Investir para valer na capacidade de produzir, de criar tecnologias, de gerar renda e emprego”, disse o prefeito.

Para ter acesso aos serviços, é preciso ter uma ideia de negócio, assim o Escritório poderá dar orientações de como desenvolver o negócio. Além disso, também atende os que já empreendem, e querem resolver alguma questão burocrática, que está impedindo o negócio de seguir em frente.

Além das orientações, o projeto ainda realizou consultorias e mentorias, em áreas como Marketing e Vendas, Planejamento, Finanças, Engenharia de Alimentos, Gestão de Produção e Acesso aos Mercados.

Foto Prefeitura de Manaus

Vida pública dedicada a Manaus

Com vasta experiência profissional e política, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ingressou na carreira diplomática ao concluir o curso do Instituto Rio Branco. 

Tem nível de Mestrado e exerceu a função de Conselheiro da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Conselheiro Especial na Embaixada brasileira em Lisboa, de maio de 2011 a junho de 2012.

Na vida pública, teve diversas experiências antes de se tornar prefeito de Manaus (AM), no mandato 2017-2020. E em todas as suas passagens, procurou fazer o melhor que o seu cargo permitia.

Foto Pedro França/Agência Senado

Foi deputado federal, de 1983 a 1987; Em 1996, foi candidato ao Governo do Amazonas, tendo obtido a segunda maior votação do pleito. De 1989 a 1992 foi prefeito de Manaus pela primeira vez. Assumiu novamente como deputado federal, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003, e ainda foi senador da República de 2003 a 2011.

Filho de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho e Izabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, é casado com Elisabeth Valeiko do Carmo Ribeiro, e é pai de Arthur Bisneto (Deputado Federal), Nicole, Juliano e Ana Carolina. 

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram