Pollyanna Dutra, a prefeita que incentivou o empreendedorismo feminino na cidade de Pombal, na Paraíba

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil tem hoje cerca de 24 milhões de mulheres que decidiram abrir o próprio negócio.

Essa decisão, que até pouco tempo era vista com estranheza, hoje não é só incentivada, mas também reconhecida como sinal da força e garra feminina.

O desejo de empreender pode partir de muitos lugares, desde a vontade de “ser dona do próprio nariz” até a necessidade efetiva de ter uma fonte de renda para si e para a família e quando há o apoio para que esta vontade se transforme em realidade, todos ganham.

Na cidade de Pombal, na Paraíba, este apoio veio na forma de um spa de beleza, que serviu como escola para que muitas mulheres da região descobrissem novas habilidades e tomassem as rédeas das próprias vidas.

O projeto “Spa Empreender – Incubadora de Beleza” foi criado na gestão da então prefeita Pollyanna Dutra com o objetivo de empoderar mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade.

Por meio da qualificação na área de estética e embelezamento, o spa oportunizou a capacitação profissional de novas cabeleireiras, manicures, pedicures, massagistas e coloristas.

Beleza que empodera

O Spa Empreender teve sua atenção voltada para as mulheres cadastradas em programas de assistência social do município e do governo federal.

Uma das intenções da iniciativa, era garantir que as alunas tivessem uma fonte de renda, se tornassem financeiramente independentes e não necessitassem mais de auxílios como o Bolsa Família.

Confraternização de alunas e professores no Spa Empreender | Foto Divulgação

Colaborar com o empoderamento feminino e contribuir com a ascensão econômica e social das mulheres pombalenses eram as máximas que norteavam todo o projeto.

“O Spa Empreender foi uma grande oportunidade para mim, que sonhava em abrir um salão de beleza e aprender com os melhores professores da área sobre tudo o que eu preciso para manter as clientes”, garante a cabeleireira Alderlange Ferreira.

Uma transformação profunda

Oferecer uma fonte de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social é garantir que elas tenham a possibilidade de uma vida mais digna.

A mulher que trabalha e tem independência financeira fica menos disposta a continuar em relacionamentos abusivos e violentos, além de se sentir mais feliz e realizada.

Já na primeira turma formada pela Incubadora de Beleza de Pombal, das 17 participantes, nove formalizaram seus negócios.

As demais também seguiram desenvolvendo suas atividades profissionais na área da beleza.

Quem é Pollyanna Dutra

Pollyana Dutra foi eleita prefeita de Pombal em 2008 e reeleita em 2012.

Atualmente, ela é deputada estadual da Paraíba e foi eleita com 28.868 votos.

Foto Divulgação/ALPB

Na Assembleia Legislativa, Pollyana compõe a Comissão de Direitos da Mulher e apresentou o Projeto de Lei 82/2019 que institui o Dia Estadual da Mulher Empreendedora.

Ela é casada e tem três filhos.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram