Os pequenos negócios incluídos no maior evento natalino do Brasil com o incentivo do prefeito Nestor Tissot

Valorizar as pequenas empresas é fundamental para que a economia seja movimentada de maneira saudável e para que nenhum empreendedor, seja ela grande ou um pequeno, saia prejudicado.

Para firmar essa ideia, Nestor Tissot promoveu o projeto “As pequenas empresas em face do maior evento natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado” durante sua gestão como prefeito do município gaúcho.

O evento, que até então era organizado por um grupo privado, passou a ser administrado pelo Poder Público, que deu início ao incentivo para que os pequenos profissionais da área de eventos formalizassem pequenas empresas e buscassem oferecer seus serviços de forma direta, sem intermediários.

Foto Divulgação

As contratações dos serviços para os eventos passaram a ser realizadas através de processos licitatórios, gerando uma mobilização do Poder Público para formalização de pequenas empresas nos mais diversos ramos de negócios que atendem os eventos públicos da região.

Com a ideia em prática, o grande objetivo da cidade foi realizado: o Natal Luz de Gramado, maior evento natalino do Brasil, com mais de 1,5 milhões de visitantes, com orçamento de R$ 25 milhões e com centenas de pequenas empresas fazendo o seu diferencial nos bastidores do evento.

Para que tudo fosse feito sem problemas, o projeto traçou algumas metas:

  • Oportunizar à pequena empresa a participação na construção dos grandes eventos de Gramado, como o Natal Luz
  • Permitir a inserção da empresa em ações continuadas, dentro de projetos de grande qualidade técnica, de forma a possibilitar a profissionalização da empresa
  • Estimular pessoas com potencial técnico e artístico a sair da informalidade, constituindo pequenas empresas, para se engajar nos grandes eventos do município
  • Gerar renda para empresas de pequeno porte, de forma a fortalecer toda economia, através Recursos
  • Estimular o interesse das pessoas da comunidade pela cultura, música, atividades artísticas, tornando-os profissionais destas áreas, através da participação como pequenos empreendedores nos bastidores dos grandes eventos e até mesmo da execução artística dos mesmos

Natal Luz feito por trabalhadores formalizados

Para que o público possa ver um novo Natal Luz a cada ano, havia a necessidade de abrir caminhos para os profissionais envolvidos nos eventos, acreditando nos seus potenciais e deixando de lado a informalidade, buscando a formalização de MEIs e EPPs nos serviços da indústrias de transformação, fornecimento de materiais, transporte, entre outros.

O município passou a dar importância em oferecer assistência ao pequeno empreendedor, dar informações sobre a documentação necessária a constituição das empresas e facilitar as exigências de atividades mais simples.

Com isso, Gramado aprovou os Decretos nº 81 e 82/2013, estimulando as iniciativas na formalização das empresas.

Com a formalização de empresas, os processos de contratação melhoraram, as empresas recebem serviços, o município oportuniza qualidade na mão de obra e a comunidade tem mais oportunidades de empregos.

Um grande evento de Natal

Com o incentivo do município para os profissionais autônomos e informais que trabalhavam em escala secundária dentro dos eventos, houve o início de um processo de formalização de pequenas empresas.

Um grande número de empresas buscou a formalização para que pudessem continuar prestando serviços.

Além do resultado positivo nas finanças de cada empresa, o Natal Luz de Gramado também passou a apresentar lucros, sendo reinvestidos nas edições seguintes em estruturação e melhorias dos próprios eventos, melhorando a cada ano.

O crescimento é estendido às empresas que participam da organização do evento, assim como cresce também o retorno à comunidade, que é beneficiada com atividades, serviços e renda.

Quem é Nestor Tissot

Natural de Gramado, Nestor Tissot nasceu em 8 de outubro de 1958.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Ele é casado e tem duas filhas. Cursou Administração de Empresas e fez curso de Economia na Faculdade de Taquara.

Foi eleito prefeito de Gramado pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram