A construção do futuro tem na Educação o seu grande alicerce.
O acesso à aprendizagem e consequente qualificação representa grande desafio em alguns municípios brasileiros, pois são muitas as dificuldades que podem impedir o aluno de chegar à sala de aula.
Uma delas é o transporte.
Estudantes de todas as idades enfrentam maratonas diárias para completar os estudos, o que contribui para a evasão escolar e torna o aprendizado difícil e desgastante.
Para muitos, o transporte público escolar é a única alternativa viável para manter a frequência nas instituições de ensino. Daí a importância de investir no serviço e de gerenciá-lo de forma eficaz.
No entanto, é possível fazer ainda mais. O projeto “Mapear para Otimizar”, desenvolvido em Guaporé (RS), reorganizou roteiros do transporte escolar, tornando-os mais eficientes e abrangendo mais alunos, além de trazer economia aos cofres públicos.
Implantado na gestão do prefeito Valdir Carlos Fabris, a iniciativa nasceu da necessidade de mapear os trajetos para melhor distribuir os alunos, organizando e alterando os mais de 30 itinerários.
Qualidade, igualdade e economia foram os três pilares que sustentaram o projeto.
Para executá-lo, a Administração pública promoveu um levantamento, localizando geograficamente os estudantes que necessitavam do transporte para chegar nos educandários.
Paralelamente, a equipe da Secretaria de Educação percorreu ‘in loco’ todos os itinerários. E, com uma análise profunda e melhor redistribuição, conseguiu gastar menos recursos públicos e beneficiar mais alunos.
Com todos mapeados, uma análise mais profunda dos itinerários e alterações de rota, houve redução no valor da contratação das empresas via licitação.
Benefícios do projeto
O “Mapear para Otimizar” vem ao encontro do que a Administração Pública busca desde o início da gestão: a economia de recursos para que os mesmos possam ser reinvestidos em benefício de uma parcela maior de munícipes.
Assim, podem ser destacados os seguintes resultados:
- Economia aos cofres da Prefeitura. De 2017 a 2019 cerca de R$ 500 mil foram economizados
- Melhoria do transporte dos estudantes da Rede Pública Municipal
- Reorganização dos roteiros, tornando-os mais eficientes e abrangendo mais alunos
- Beneficiamento de 200 novos estudantes – num universo de aproximadamente 3 mil alunos – com o transporte escolar, atendidos com menos recursos
O valor economizado com a redistribuição do transporte foi reinvestido na melhoria da infraestrutura das escolas, aquisição de mobiliários, utensílios para os refeitórios, brinquedos educativos, na qualificação dos profissionais e em outras melhorias.
Quem é o prefeito Valdir Carlos Fabris
Industrial, casado, Valdir Carlos Fabris foi eleito prefeito de Guaporé em 2016 para a gestão 2017/2020.