O prefeito Valdir Carlos Fabris e o movimento para otimizar as rotas de transporte escolar de Guaporé (RS)

A construção do futuro tem na Educação o seu grande alicerce.

O acesso à aprendizagem e consequente qualificação representa grande desafio em alguns municípios brasileiros, pois são muitas as dificuldades que podem impedir o aluno de chegar à sala de aula.

Uma delas é o transporte.

Estudantes de todas as idades enfrentam maratonas diárias para completar os estudos, o que contribui para a evasão escolar e torna o aprendizado difícil e desgastante.

Para muitos, o transporte público escolar é a única alternativa viável para manter a frequência nas instituições de ensino. Daí a importância de investir no serviço e de gerenciá-lo de forma eficaz.

No entanto, é possível fazer ainda mais. O projeto “Mapear para Otimizar”, desenvolvido em Guaporé (RS), reorganizou roteiros do transporte escolar, tornando-os mais eficientes e abrangendo mais alunos, além de trazer economia aos cofres públicos.

Implantado na gestão do prefeito Valdir Carlos Fabris, a iniciativa nasceu da necessidade de mapear os trajetos para melhor distribuir os alunos, organizando e alterando os mais de 30 itinerários.

Qualidade, igualdade e economia foram os três pilares que sustentaram o projeto.

Foto Divulgação

Para executá-lo, a Administração pública promoveu um levantamento, localizando geograficamente os estudantes que necessitavam do transporte para chegar nos educandários.

Paralelamente, a equipe da Secretaria de Educação percorreu ‘in loco’ todos os itinerários. E, com uma análise profunda e melhor redistribuição, conseguiu gastar menos recursos públicos e beneficiar mais alunos.

Com todos mapeados, uma análise mais profunda dos itinerários e alterações de rota, houve redução no valor da contratação das empresas via licitação.

Benefícios do projeto

O “Mapear para Otimizar” vem ao encontro do que a Administração Pública busca desde o início da gestão: a economia de recursos para que os mesmos possam ser reinvestidos em benefício de uma parcela maior de munícipes.

Assim, podem ser destacados os seguintes resultados:

  • Economia aos cofres da Prefeitura. De 2017 a 2019 cerca de R$ 500 mil foram economizados
  • Melhoria do transporte dos estudantes da Rede Pública Municipal
  • Reorganização dos roteiros, tornando-os mais eficientes e abrangendo mais alunos
  • Beneficiamento de 200 novos estudantes – num universo de aproximadamente 3 mil alunos – com o transporte escolar, atendidos com menos recursos

O valor economizado com a redistribuição do transporte foi reinvestido na melhoria da infraestrutura das escolas, aquisição de mobiliários, utensílios para os refeitórios, brinquedos educativos, na qualificação dos profissionais e em outras melhorias.

Quem é o prefeito Valdir Carlos Fabris

Foto Divulgação

Industrial, casado, Valdir Carlos Fabris foi eleito prefeito de Guaporé em 2016 para a gestão 2017/2020.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram