O foco na ciência foi o caminho para Augustinho Zucchi transformar Pato Branco (PR) em uma das cidades mais inteligentes do Brasil

A cidade de Pato Branco, no Paraná, tem cerca de 82.881 habitantes e todos têm motivos para se orgulhar: com índice de desenvolvimento humano (IDH de 2010) de 0.782, o município se destaca como o 3º melhor em qualidade de vida no Estado e o 113º no Brasil.

Em 2016, a região estava entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Ao longo de décadas, o município vem investindo em projetos relacionados à ciência, tecnologia e inovação, incentivando a incubação de empresas de base tecnológica.

Pensando nisso, a administração municipal doou terrenos para implantação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de apoiar, em 1997, a criação da incubadora desta instituição.

Na década de 1990, Pato Branco viveu uma fase de evolução em empreendimentos tecnológicos com o Centro Tecnológico Industrial do Sudoeste.

Com os avanços, a região é reconhecida por ser inovadora e com potencial para avançar ainda mais.

Com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a cidade criou sua própria incubadora, a Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB), gerando empregos em setores intensivos de conhecimento, especialmente em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Eletroeletrônica, os quais respondem atualmente por quase três mil empregos diretos, segundo dados das entidades de classe.

Foto Divulgação

Seguir com o foco na ciência foi o caminho para o prefeito Augustinho Zucchi transformar Pato Branco em uma das cidades mais inteligentes do Brasil.

Um dos objetivos da gestão de Zucchi era aproximar a comunidade do ambiente de ciência, tecnologia e inovação, aumentando a qualificação para fazer uso das estruturas do parque tecnológico e, com o apoio das incubadoras e aceleradora, desenvolver projetos inovadores.

Outro desejo era ter a maior feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Paraná, a Inventum, promovendo a imersão em ciência, tecnologia e inovação; e a maior proximidades das incubadoras, empresas, entidades e instituições de ensino superior.

Convencer antes da prática

Para tirar todas as ideias e o projeto do papel, foi necessário superar diferentes desafios e convencer os moradores da Pato Branco que o objetivo era possível de se realizar.

Um dos obstáculos a ser superado, por exemplo, era a resistência de alguns professores com a inclusão de novas tecnologias nos ambientes de ensino e aprendizagem, assim como a efetiva participação engajada dos professores e alunos.

Dentre as etapas para superar e fazer o projeto se tornar realidade estiveram:

  • A necessidade de ampliar as possibilidades de conexão com a Internet nos ambientes escolares
  • A falta de recursos para investimento
  • A intenção de atender aos alunos das escolas municipais com acesso à tecnologias e conteúdos atuais

Transformação no dia a dia

Com o projeto em realização, os números são expressivos e positivos.

Os serviços públicos de qualidade e celeridade nos processos do poder público municipal, além de economia se destacam.

Já são 35 empresas incubadas gerando mais 100 postos de trabalho, faturamento de aproximadamente R$ 10 milhões por ano e mais de R$ 1 milhão em impostos municipais estaduais e federais.

Além de três edições da feira Inventum realizadas na cidade, sendo que só na última edição tivemos a participação de mais de 110 mil visitantes.

O desempenho escolar das crianças da rede municipal melhorou, sendo que o IDEB subiu para 7,1, o maior do estado do Paraná para as cidades com mais de 50 mil habitantes.

Pato Branco também é o município que mais gerou empregos no estado do paraná em 2017 em números reais, ou seja, a região gerou mais emprego que cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Quem é Augustinho Zucchi

Nascido em Pato Branco, Augustinho Zucchi possui ensino superior e está na sua segunda gestão na prefeitura da cidade paraense.

Foto Divulgação

Na última eleição, foi eleito com cerca de 83% dos votos.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram