Investimento em saúde é um olhar para o futuro de Canoas (RS), na gestão do prefeito Luiz Carlos Busato

Grandes obras na saúde trouxeram mais segurança e bem-estar à população de Canoas, no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, o prefeito Luiz Carlos Busato inaugurou clínicas voltadas à saúde da família, crianças e mulher, o que garantiu uma atenção mais focada à comunidade.

Em 2019, o prefeito inaugurou Clínicas de Saúde da Família nos bairros Estância Velha e São Vicente, oferecendo maior atenção à população dessas regiões, unindo atenção básica e pronto atendimento em um único lugar.

As estruturas garantem atendimento noturno, serviços com psiquiatra, assistente social e nutricionista, além de consultas clínicas e odontológicas, realização de curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos e distribuição de medicamentos. 

“As Clínicas de Saúde da Família eram desejos fomentados há anos nesses bairros. Nós, no início do governo, priorizamos a modernização e ampliação da saúde básica em Canoas. É um momento histórico e que abre uma nova era na atenção em saúde na cidade”, disse Busato.

Além disso, dentro desse novo conceito, Canoas já inaugurou a Clínica da Saúde da Mulher, no 5º andar do Hospital Universitário, e a Clínica de Saúde do Idoso, que ampliou os serviços da antiga UPA do Idoso, no mesmo local. 

Foto Pablo Reis/Prefeitura de Canoas

As melhorias no sistema público de saúde ficam ainda mais evidentes diante dos números. Em três anos, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), por exemplo, cresceu 20% em Canoas. Em 2016, a população coberta pelas equipes de saúde da família era de 52%; em 2019, esse número saltou para 72%.

Saúde da criança

E os avanços na saúde continuaram em 2020, com a inauguração da Clínica de Saúde da Criança, também no Hospital Universitário. Uma estrutura inédita, com 14 leitos para atendimento de urgências e emergências e mais seis leitos para internação. 

Com 380 metros quadrados, a Clínica, que fica no Hospital Universitário (HU), terá atendimento, em casos clínicos e cirúrgicos, nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, neurologia, endoscopia de urgência, otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia e pneumologia.

Com decoração temática para tornar os atendimentos mais agradáveis para os pequenos, o objetivo é que o espaço seja referência em Canoas para urgência e emergência, atendendo 24 horas, todos os dias. O local ainda vai contar com a infraestrutura do HU para internação em UTI, tendo 10 leitos pediátricos e 20 neonatais.

Trabalho pela evolução de Canoas

O prefeito Luis Carlos Busato nasceu em Caçador, Santa Catarina, e se mudou para Canoas, com a família, aos sete anos de idade. Formado em Arquitetura, Busato foi funcionário público municipal durante 10 anos. 

Foi fundador da empresa Busato & Lottici, responsável por diversos empreendimentos em Canoas e cidades da região. Em 2000, assumiu como secretário municipal de Planejamento Urbano.

Foto Divulgação

Implementou obras importantes para a cidade, como o Parque Eduardo Gomes, o fechamento da vala da rua Irineu de Carvalho Braga, a construção do Largo da avenida Inconfidência e a revitalização do Guajuviras. Em 2004, Busato concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e foi eleito vereador. Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2010.

Logo após as eleições, foi convidado para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado. Em 2014, foi um dos 10 candidatos à Câmara Federal mais votados do Estado, com 130.807 votos. Em 2016, venceu as eleições em Canoas no segundo turno, com 84.387 votos, o equivalente a 51,25% do total.

Uma cidade que movimenta o estado

Com origem na confecção de canoas, o município de Canoas é um importante polo educacional e industrial do Rio Grande do Sul. Chega a atrair pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, rodeado por muitas indústrias e universidades.

A economia de Canoas é bem desenvolvida, possuindo o quarto maior PIB do estado com R$ 9.995.407.900,00.O setor de Serviços (que inclui Administração Pública) é o que mais contribui para o PIB canoense, a cidade possuí uma economia muito diversificada. 

O Comércio também contribui, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. A Indústria e a Agricultura correspondem aos outros 10% do PIB. 

Foto Divulgação

O parque industrial de Canoas é um dos maiores e mais importantes do Estado. Pequenas, médias e grandes empresas fabricam no município os mais variados produtos, desde máquinas pesadas até os mais delicados instrumentos cirúrgicos.

Entre as indústrias e empresas localizadas no município estão: IKRO, Iriel (adquirida recentemente pelo Grupo Siemens), Perdigão, AGCO Massey Ferguson, entre outras.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram