Grandes obras na saúde trouxeram mais segurança e bem-estar à população de Canoas, no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, o prefeito Luiz Carlos Busato inaugurou clínicas voltadas à saúde da família, crianças e mulher, o que garantiu uma atenção mais focada à comunidade.
Em 2019, o prefeito inaugurou Clínicas de Saúde da Família nos bairros Estância Velha e São Vicente, oferecendo maior atenção à população dessas regiões, unindo atenção básica e pronto atendimento em um único lugar.
As estruturas garantem atendimento noturno, serviços com psiquiatra, assistente social e nutricionista, além de consultas clínicas e odontológicas, realização de curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos e distribuição de medicamentos.
“As Clínicas de Saúde da Família eram desejos fomentados há anos nesses bairros. Nós, no início do governo, priorizamos a modernização e ampliação da saúde básica em Canoas. É um momento histórico e que abre uma nova era na atenção em saúde na cidade”, disse Busato.
Além disso, dentro desse novo conceito, Canoas já inaugurou a Clínica da Saúde da Mulher, no 5º andar do Hospital Universitário, e a Clínica de Saúde do Idoso, que ampliou os serviços da antiga UPA do Idoso, no mesmo local.
As melhorias no sistema público de saúde ficam ainda mais evidentes diante dos números. Em três anos, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), por exemplo, cresceu 20% em Canoas. Em 2016, a população coberta pelas equipes de saúde da família era de 52%; em 2019, esse número saltou para 72%.
Saúde da criança
E os avanços na saúde continuaram em 2020, com a inauguração da Clínica de Saúde da Criança, também no Hospital Universitário. Uma estrutura inédita, com 14 leitos para atendimento de urgências e emergências e mais seis leitos para internação.
Com 380 metros quadrados, a Clínica, que fica no Hospital Universitário (HU), terá atendimento, em casos clínicos e cirúrgicos, nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, neurologia, endoscopia de urgência, otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia e pneumologia.
Com decoração temática para tornar os atendimentos mais agradáveis para os pequenos, o objetivo é que o espaço seja referência em Canoas para urgência e emergência, atendendo 24 horas, todos os dias. O local ainda vai contar com a infraestrutura do HU para internação em UTI, tendo 10 leitos pediátricos e 20 neonatais.
Trabalho pela evolução de Canoas
O prefeito Luis Carlos Busato nasceu em Caçador, Santa Catarina, e se mudou para Canoas, com a família, aos sete anos de idade. Formado em Arquitetura, Busato foi funcionário público municipal durante 10 anos.
Foi fundador da empresa Busato & Lottici, responsável por diversos empreendimentos em Canoas e cidades da região. Em 2000, assumiu como secretário municipal de Planejamento Urbano.
Implementou obras importantes para a cidade, como o Parque Eduardo Gomes, o fechamento da vala da rua Irineu de Carvalho Braga, a construção do Largo da avenida Inconfidência e a revitalização do Guajuviras. Em 2004, Busato concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e foi eleito vereador. Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2010.
Logo após as eleições, foi convidado para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado. Em 2014, foi um dos 10 candidatos à Câmara Federal mais votados do Estado, com 130.807 votos. Em 2016, venceu as eleições em Canoas no segundo turno, com 84.387 votos, o equivalente a 51,25% do total.
Uma cidade que movimenta o estado
Com origem na confecção de canoas, o município de Canoas é um importante polo educacional e industrial do Rio Grande do Sul. Chega a atrair pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, rodeado por muitas indústrias e universidades.
A economia de Canoas é bem desenvolvida, possuindo o quarto maior PIB do estado com R$ 9.995.407.900,00.O setor de Serviços (que inclui Administração Pública) é o que mais contribui para o PIB canoense, a cidade possuí uma economia muito diversificada.
O Comércio também contribui, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. A Indústria e a Agricultura correspondem aos outros 10% do PIB.
O parque industrial de Canoas é um dos maiores e mais importantes do Estado. Pequenas, médias e grandes empresas fabricam no município os mais variados produtos, desde máquinas pesadas até os mais delicados instrumentos cirúrgicos.
Entre as indústrias e empresas localizadas no município estão: IKRO, Iriel (adquirida recentemente pelo Grupo Siemens), Perdigão, AGCO Massey Ferguson, entre outras.