Hortolândia (SP), a cidade que cresceu com a oferta de empregos na gestão de Angelo Perugini

A cidade de Hortolândia virou um modelo de destaque no estado de São Paulo, com um grande aumento na geração de empregos formais. O prefeito Angelo Perugini pôde colher bons frutos de sua gestão, junto à comunidade, em 2019 ao conquistar números importantes para o desenvolvimento da cidade.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério da Economia, apontaram saldo positivo de 1.052 postos de trabalho, de janeiro a outubro de 2019, número seis vezes maior que no mesmo período em 2018. Os três setores que mais têm contratado são serviços, indústria e comércio.

O aumento do índice de empregabilidade na cidade é reflexo das políticas públicas realizadas pelo prefeito Angelo Perugini, para Hortolândia retomar o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda.

Para garantir resultados como este, o prefeito trabalhou para atrair novas empresas à cidade, por meio do programa de incentivo fiscal Proemph, investiu na qualificação profissional dos trabalhadores com a oferta de cursos gratuitos que preparam para o mercado de trabalho, ofereceu apoio aos micro e pequenos empreendedores e ainda investiu em obras de infraestrutura por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

“O PIC é uma importante alavanca para o crescimento econômico da cidade, com mais emprego e renda. Por meio desse programa, estamos realizando investimentos em infraestrutura em todas as regiões da cidade, que geram oportunidades de trabalho, atraem novos empreendedores e movimentam a economia”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

Com o PIC são realizados investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social, humano e econômico para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações são realizadas através de parcerias da prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Busca por novos empregos e capacitação!

Para garantir mais o aumento da empregabilidade aos moradores, o prefeito também realiza um trabalho forte na captação de vagas de trabalho por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Apenas entre setembro e novembro de 2019, o órgão captou 1,1 mil vagas de empregos.

Mas além de intermediar oportunidades no mercado de trabalho, o PAT prepara os trabalhadores da cidade para concorrer aos postos de trabalho por meio de várias atividades, como a oficina que ensina como elaborar currículo.

Foto Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é fruto de uma parceria da Prefeitura com a SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho), o órgão cadastra desempregados, faz captação de vagas junto a empresas, encaminha candidatos para o processo de seleção, realiza emissão de carteira de trabalho e requerimento de seguro-desemprego.

Entre as 100 melhores

A captação de empregos é apenas um braço de todas as ações da gestão de Perugini, na busca de retomar o crescimento econômico. E os resultados têm sido positivos em todas as esferas, tanto que a cidade foi parar no ranking anual “Melhores cidades para fazer negócios – Edição 2019”, elaborado pela empresa Urban Systems para a Revista Exame

Entre as 100 melhores cidades do país para se investir, Hortolândia ficou na 59ª posição na lista. No ranking de 2018, a cidade ficou na 90ª posição.

Foto Divulgação/Portal Hortolândia

Pertencente à Mesorregião e Microrregião de Campinas, a cidade de Hortolândia ocupa uma área de 62,2 mil km², e possui uma população foi estimada em 222,1 mil habitantes. Foi fundada em 1991, desmembrando-se de Sumaré, e foi a proximidade de grandes polos industriais do país que fizeram com que o município passasse por um rápido desenvolvimento demográfico e industrial.

Alguns dos principais atrativos da cidade são o Parque Sócio-Ambiental Irmã Dorothy Stang, o Parque Santa Clara/CREAPE (Centro de Referência Ambiental Parque Escola) e o Parque Linear Chico Mendes, sendo importantes áreas verdes que disponibilizam espaços para prática de esportes e descansos.

A indústria, atualmente, é um dos setores mais relevante para a economia do município, sendo a cidade sede da multinacional IBM, que se instalou ali em 1972.

Luta constante por melhorias

Angelo Augusto Perugini, mais conhecido como Angelo Perugini, nasceu em Jacutinga (MG). É professor por formação e hoje ocupa o cargo de prefeito de Hortolândia, São Paulo. É o irmão mais velho de Agnaldo Perugini, ex-prefeito de Pouso Alegre e ex-marido de Ana Perugini, ex-deputada federal.

É pai de três meninas, já foi seminarista e atuou como professor na rede estadual de ensino. Chegou a Hortolândia em 1981, quando o município pertencia a Sumaré.

Foto Divulgação/Alesp

Nessa trajetória, foi coordenador a Secretaria Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em 1985; candidato a deputado estadual em 1986; vereador em Sumaré (1989/1992); candidato a prefeito de Hortolândia (eleições de 1992 e 2000); vice-prefeito (1996/2000) e prefeito da cidade (2005/2012). E em 2014, conquistou a cadeira de deputado estadual depois de receber 94.174 votos.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram