Fred Guidoni, o prefeito que deu voz à população e fez Campos do Jordão (SP) evoluir

A cidade de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, passou por diversas mudanças nos últimos oito anos. Com a atuação do prefeito Fred Guidoni (PSDB), o município ganhou mais visibilidade, organização e obras que realmente beneficiaram população. E tudo isso foi conquistado com o apoio da comunidade, que passou a ser mais ouvida.

Para facilitar e garantir acesso mais fácil dos munícipes à prefeitura, uma das principais mudanças foi a transferência de toda sua estrutura física. Antes, “escondida” no Morro do Elefante, agora ela fica no centro da cidade. 

“Abrimos suas portas para todos, visando o interesse público e coletivo. Vemos hoje mudanças significativas e avanços em toda parte”, diz Guidoni. 

Ele explica que está sendo feito um governo que olha para todos, criando um “fio condutor” que permeia toda a cidade. “É um fio que abraça toda a cidade, no mesmo padrão e que dá uma sensação de pertencimento”, acrescenta.

Seja na educação, na infraestrutura, na saúde, esporte e lazer, os resultados foram expressivos e ganharam reconhecimento do povo. Foi feito todo um estudo e desenvolvimento de obras certeiras para a ocupação do espaço urbano, reformando praças, criando parques e instalando academias de ginástica onde nada existia.

Dentre as muitas ações também foi garantida a segurança no trânsito, com o programa “Asfalto Novo” que busca recapear as ruas com maior intensidade de tráfego urbano. Apesar disso, Campos do Jordão ainda conta com 42 km de vias de terra na malha urbana. 

Para o prefeito, que conseguiu asfaltar muitas das ruas que se encontravam nesta situação, este é um grande problema estrutural. O número representa mais de 60% das ruas sem asfalto. “Com o dinheiro que pagamos de dívidas, oriundas da má gestão dos recursos públicos, teríamos asfaltado todas as ruas e sobraria dinheiro”, finaliza.

A preocupação com pagamento de dívidas do município também entra no currículo do prefeito. Foram cerca de R$ 80 milhões em pagamento de pendências e contas deixadas por governos anteriores. 

Desenvolvimento e melhorias

Durante os anos de mandato de Fred Guidoni, a prefeitura de Campos do Jodão criou um modelo de administração mais eficiente, com cargos de confiança ocupados por funcionários de carreira. 

Com isto foi possível evoluir em diversas áreas, como a saúde com a criação do Hospital Municipal, para acesso de todos. Além disso, os índices de mortalidade infantil e gravidez na adolescência caíram pela metade. 

Na educação, o município saiu da lanterna no ranking da região metropolitana, conquistando as melhores notas do Ideb, batendo a meta prevista para ser alcançada em 10 anos. Foi implantado um novo e moderno plano de magistério, feita a requalificação profissional da rede, abertura de novas vagas em creches, merenda de qualidade e uniformes adequados ao nosso clima frio, com jaquetas pesadas para o inverno. 

Vida e carreira 

Frederico Guidoni Scaranello nasceu em 10 de maio de 1974. É casado com Juliana Cintra com quem tem duas filhas, Pietra e Valentina.

Foto Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão

Formado em Direito, atuou como advogado em causas públicas e privadas, tornando-se especialista em Direito Público. Atuou em diversos cargos na Prefeitura de São Paulo, dentre eles o de chefe de Gabinete da Secretaria de Participação e Parceria, e Diretor de Inclusão Digital da Cidade de São Paulo.

Foi eleito prefeito de Campos do Jordão, em 2012, vencendo candidatos conhecidos da política local com a proposta de um governo ético, honesto e eficaz no gerenciamento do dinheiro público. Ele foi reeleito em 2016, dando continuidade à sua proposta ética e compromisso com o trabalho.

Uma grande cidade em evolução

Localizado no interior de São Paulo, o município de Campos do Jordão possui uma área total de 290,52 km², com uma população de mais 52 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2019.

É chamada de “Suíça Brasileira”, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante o inverno, especialmente no mês de julho.

Foto Divulgação

No mesmo mês, os turistas também procuram a cidade pelo Festival de Inverno de Campos do Jordão, um grande evento de música erudita que acontece todos os anos. Foi idealizado em 1970 pelo então secretário estadual da Fazenda, Luis Arrobas Martins e inspirado no Festival de Tanglewood. É considerado o maior festival de música clássica da América Latina.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram