Emanuel Pinheiro dá exemplo de boa gestão com projeto sustentável nas escolas de Cuiabá (MT)

A sustentabilidade tornou-se um dos assuntos mais importantes do século XXI. Atuar e viver em harmonia com a manutenção dos recursos naturais é essencial, buscando um futuro melhor para todos, pensando nas próximas gerações. É exatamente neste caminho de gestão que segue prefeito Emanuel Pinheiro, na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Dentre as diversas ações guiadas por Pinheiro apoiadas na sustentabilidade, o projeto Biogás e Eco-Alfabetização na Escola Cuiabana é um dos mais marcantes. Consiste na instalação de um biodigestor para a produção do gás metano que é utilizado na cozinha, para o preparo da alimentação diária dos alunos. 

Parecido com uma composteira tradicional, o sistema não recebe apenas dejetos orgânicos, como cascas de frutas e legumes, mas também carnes, laticínios, gorduras, óleos e outros resíduos. As bactérias presentes no biodigestor decompõem os materiais orgânicos, liberando gás limpo utilizado para cozinhar; produz cerca de 6 kWh (kilowatts-horas) de energia por dia, o suficiente para cozinhar por 3 horas.

“É uma estrutura fácil de montar e funciona sem eletricidade, podendo ser colocado, por exemplo, no quintal de uma casa”, explica o prefeito. 

A ideia foi implantada – em caráter experimental – em cinco unidades da rede pública municipal, urbana e do campo, durante o recesso escolar de julho, e já apresenta resultados positivos, com ganhos em sustentabilidade e economia para os cofres municipais.

De acordo com o prefeito, esta tecnologia é israelense. Não gera odor externo e não oferece riscos à saúde das crianças; pelo contrário, serve de aprendizado. 

Foto Jorge Pinho/Prefeitura de Cuiabá

A Eco-Alfabetização, proporcionada pelo projeto, veio para mudar antigos hábitos e promover práticas mais saudáveis. Isso porque a tecnologia não produz somente o biogás, mas também um fertilizante que poderá ser utilizado na escola, em canteiros e hortas, reduzindo o impacto ambiental.

“Além de trazer economia, o sistema é um aliado poderoso no processo ensino aprendizagem formando cidadãos conscientes em relação à importância de preservarmos a natureza. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade aos mais de 53 mil alunos da rede”, destaca Pinheiro.

Vida pública

Natural de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (nascido em 12 de abril de 1965) é advogado, casado com Márcia Khun Pinheiro e tem dois filhos. Desde muito novo teve grande influência política, por ser filho do ex-deputado Emanuel Pinheiro da Silva Primo.

Com 23 anos de idade, foi eleito pelo PFL a um mandato na Câmara Municipal de Cuiabá e em 1992 foi reeleito, com a terceira maior votação. Dois anos mais tarde foi eleito deputado estadual e também reeleito em 1998, com mais de 14 mil votos.

Foto Reprodução

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), candidatou-se à prefeitura de Cuiabá em 2016 e terminou o pleito eleito no segundo turno; recebeu 60.41% dos votos, contra 39.59% do concorrente Wilson Santos obteve.

Uma grande capital

Conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização, Cuiabá tem uma população de mais de 607 mil pessoas (última estimativa do IBGE, 2019). Situada na margem esquerda do rio de mesmo nome, forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.

A população da conurbação é estimada em 889,1 mil, já a mesorregião possui mais de 1,1 milhão de habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. 

Foto Pinterest

A economia está concentrada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, nos gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, de objetos e artigos diversos. O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria. 

O turismo também é um setor muito forte na capital, por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Por ser um município muito antigo, conta com um patrimônio histórico importante, com destaque para a arquitetura colonial. 

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram