Como Palmas (TO) incentivou a economia local com um calendário cultural na gestão da prefeita Cinthia Ribeiro

Muitas pessoas não vêem na cultura uma fonte de riquezas, mas a verdade é que este setor, quando valorizado e bem organizado, pode se transformar em uma importante fonte de renda até mesmo para uma cidade.

Eventos culturais, como festas típicas, feiras e shows, movimentam toda uma gama de produtos e serviços que geram empregos, lucro para os artistas e expositores e ganhos para o município na forma de tributos.

Até meados de 2017, a cidade de Palmas, no Tocantins, também não conseguia vislumbrar lucro no setor cultural, mas as coisas começaram a mudar na gestão da qual Cinthia Ribeiro, que na época ocupava o cargo de vice-prefeita, fazia parte.

Ao assumir a prefeitura, após a renúncia de seu predecessor, Cinthia tomou para si a missão de transformar a realidade dos pequenos empreendedores criando um calendário oficial de eventos que movimentaria o município.

Foto Junior Suzuki

Mesmo sendo a capital do Estado, Palmas sofria com a evasão da população, principalmente nos períodos de férias e feriados prolongados. Nestes períodos, o comércio e outros setores perdiam faturamento com o baixo movimento na cidade.

Além disso, os eventos que eram realizados no município não tinham força porque aconteciam de maneira desconectada, sem que houvesse um bom planejamento e divulgação apropriada.

Sucesso com data marcada

Diante destas dificuldades, a prefeitura de Palmas deu início a elaboração do calendário oficial de eventos culturais e públicos da cidade, que seriam guiados por alguns propósitos:

  • Aumentar a visibilidade do município atraindo mais turistas
  • Incrementar novos eventos criando mais opções de lazer e entretenimento
  • Fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios
  • Aquecer a economia local

Neste momento, o foco também se voltou para os pequenos empresários que ofereciam produtos e serviços que tinham potencial de aproveitamento nos eventos.

Eles receberam capacitação por meio de palestras, cursos e oficinas para que estivessem munidos de conhecimento e conseguissem dar conta das demandas deste novo perfil de festas e feiras.

Foto Edu Fortes

A prefeitura de Palmas ainda ofereceu linha de crédito específica aos MEIs para que eles conseguissem se estruturar para os eventos futuros.

Um calendário de dar inveja

Depois da reestruturação do calendário de festas de Palmas, o município ganhou uma seleção de eventos que acontecem o ano todo, atraindo turistas e movimentando a economia local.

Veja alguns dos principais eventos realizados em Palmas:

  • Palmas Capital da Fé (o maior festival gospel do país)
  • Páscoa
  • Arraiá da Capital
  • Temporada de Férias
  • Festival Gastronômico de Taquaruçu
  • Natal dos Sonhos

Quem é a prefeita Cinthia Ribeiro

Cinthia Ribeiro nasceu em 1976. Ela é fonoaudióloga e empresária.

Nas eleições de 2015, Cinthia foi candidata a vice-prefeita de Palmas e a sua chapa saiu do pleito vitoriosa.

Foto Edu Fortes

Depois do afastamento de seu predecessor, que renunciou para se candidatar ao cargo de governador do Tocantins, ela deu continuidade a uma gestão pautada pela inovação.

Cinthia Ribeiro é viúva e tem um filho.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram