Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande tem um grande potencial turístico no estado do Rio de Janeiro. E para garantir aumento de receita e desenvolvimento ao município, uma série de ações está sendo tomada pelo prefeito Vantoil Martins para o reconhecimento turístico de Iguaba.

No início de 2020, foram entregues dois espaços públicos voltados ao turismo: o Parque Natural Alípio Villanova Nascimento e o Monte de Oração, que prometem reforçar os atrativos turísticos ecológicos e religiosos da cidade.

Foto Divulgação/Prefeitura de Iguaba Grande

O Parque Natural Municipal fica no bairro São Miguel, numa área preservada de cerca de 186 mil m² de Mata Atlântica. O local abriga a nova sede da Secretaria de Meio Ambiente, o Horto Municipal (onde a população poderá pegar mudas de plantas gratuitas) e uma trilha ecológica de 5 km.

Já o Monte de Oração fica no final da Estrada da Capivara e integra o Espaço Ecológico de Lazer Celia Barbosa da Silva (Lagoa do Bulcão). Foi inaugurado com uma benção seguida de orações e leitura da Bíblia num espaço chamado de “Monte da Oliveiras”, que também homenageia o pastor Bento Teixeira de Carvalho. O objetivo é atrair fiéis para o turismo religioso.

Foto Divulgação/Prefeitura de Iguaba Grande

Além de promover o lazer aos moradores da cidade e atrair turistas para o aumento da receita municipal, outra ação será a criação de um calendário oficial de eventos, para fomentar o turismo. 

“O turismo aqui ficou esquecido, temos o desafio de colocar Iguaba no século 21”, complementou o prefeito Martins. 

Cidade de belezas turísticas

Conhecida por abrigar a maior laguna de água salgada da América Latina, Iguaba Grande é, definitivamente, um dos destinos que precisam estar na lista de programação dos turistas brasileiros e estrangeiros.

Mas as belezas naturais do município não ficam apenas por conta da grande laguna. Os amantes de uma boa trilha e da natureza não pode deixar de visitar a Serra de Sapeatiba, localizada entre as cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, ocupa mais de 600 km e atinge cerca de 350 metros de altitude, perfeito para quem adora se aventurar, praticar esportes radicais, e observar a natureza. 

O principal cartão postal da cidade fica por conta das “Palmeiras Imperiais”, que provavelmente foram plantadas por escravos e moradores da região. Localizadas na praia central de Iguaba Grande, as palmeiras centenárias dão um toque de charme e elegância ao município.

Foto Divulgação

Mas além das belezas naturais, a história cultural da cidade é riquíssima em detalhes. 

Um pouco desta história é contada todo mês nos Circuitos do ‘’Arrastão da Pedra’’ e ‘’Estrada da Capivara’’, em passeios que levam, em média, sete horas. Os visitantes descobrem a história da Estrada de Ferro Maricá, e caminham pela Rota dos Tropeiros, e dos Armazéns antigos. O passeio conta ainda com uma bela exposição de objetos que narram a história dos povos indígenas e da escravidão.

Um bom exemplo de cultura local que precisa ser resgatado é a Ilha de Santa Rita, que é cercada por ritos e mitos que merecem mais atenção de quem está visitando o local.

A Capela também merece ser visitada. Foi construída em estilo colonial, em 1761, pelo padre jesuíta Francisco Borges com a ajuda dos índios. Foram empregados materiais como pedras, argamassa de barro, conchas trituradas e óleo de baleia. Em seu interior encontram-se vitrais e pinturas clássicas.

Fazer mais por Iguaba

Nascido em Iguaba Grande, Vantoil Medeiros Martins sempre quis fazer mais pela cidade em que nasceu e cresceu. É filho de Célia Medeiros Martins e Dinorah Alves Martins (um dos vereadores da primeira legislatura municipal). Bacharel em Direito, técnico em contabilidade, oficial administrativo concursado da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande e com diversos cursos de capacitação ministrados pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Atuou como Secretário de Fazenda no ano de 2001; e como Secretário de Trabalho e Ação Social 2002 a 2003. Em 2004 foi eleito o vereador mais votado da história de Iguaba Grande. Em 2006 foi eleito Presidente da Câmara por unanimidade para a gestão 2007 a 2008, período em que obteve diversas premiações de renomados órgãos. 

Em outubro de 2008 foi reeleito para o cargo de vereador que exerceu com brilhantismo. No ano de 2012, mais uma vez foi reeleito ao cargo de vereador, sendo escolhido por seus pares para o cargo de vereador presidente. No ano de 2014 foi reeleito para o cargo de Presidente da Câmara, biênio 2015-2016. 

Foto Divulgação/ Redes Sociais

Com muita dedicação e amor a Iguaba Grande, luta por seu desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para o seu povo.

Em 2019 foi eleito prefeito do município através de eleições suplementares com 5.118 votos e vai governar a cidade da Região dos Lagos até 31 de dezembro de 2020.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram