Como a prefeita Juliana Almeida levou a medicina natural para as escolas de Mar Vermelho, no Alagoas

Quem nunca tomou aquele chazinho de vó que é “tiro e queda” para os resfriados, enjoos e outros males, não é mesmo? Há muito tempo que a medicina tradicional já reconheceu o poder de cura de ervas e plantas como a camomila, o boldo, o gengibre…

Porém, mesmo cientes das propriedades medicinais destas plantas, nem sempre recorremos à elas para tratar de alguma indisposição, ainda que estejam próximas do nosso alcance.

Isso acontece, principalmente, porque a transmissão do conhecimento sobre estes remédios naturais perdeu a força ao longo do tempo e esta sabedoria milenar virou “apenas coisa de vó”.

Foto Divulgação

Resgatar a valorização das plantas medicinais foi um dos objetivos do Projeto Horta da Escola, implantado no município de Mar Vermelho, no Alagoas, pela prefeita Juliana Almeida.

A iniciativa, que teve início em 2017, envolve a comunidade escolar na produção de uma horta que inspira o cuidado com o meio ambiente, a prática da sustentabilidade, o respeito pelo cultivo dos alimentos e também o reconhecimento da importância dos remédios naturais.

Plantando o futuro

As hortas medicinais e condimentares desenvolvidas nas escolas do município alagoano são um instrumento de incentivo de hábitos alimentares saudáveis e de conscientização sobre a importância do manejo sustentável dos recursos naturais.

Elas ensinam as crianças sobre a valorização de tudo que vem da terra, especialmente os alimentos e os remédios naturais.

Para que o projeto ganhasse corpo, a prefeitura de Mar Vermelho, sob a gestão de Juliana Almeida, adotou algumas estratégias essenciais:

  • Elaboração do projeto com a participação ativa dos professores e estudantes das
    escolas contempladas
  • Inserção da produção na merenda escolar como forma de educação alimentar sem agrotóxicos
  • Divulgação das ações em reuniões com pais e a comunidade em geral
  • Divulgação dos produtos em outros setores do município, bem como nas redes sociais no perfil da cidade
  • Realização de workshop em espaços escolares, a fim de expor produtos oriundos da horta confeccionados pela comunidade estudantil

Como tema de aula, a horta é abordada até mesmo quando o assunto é matemática.

Isso porque assim é possível mostrar aos alunos que a comercialização das plantas pode gerar emprego, renda e lucro.

Esta consciência de ganho com o que se planta foi pensada, de maneira especial, para os alunos em situação de maior vulnerabilidade social, propiciando a eles o vislumbre de uma fonte de renda no futuro.

Colhendo os frutos

Desde a primeira colheita, as hortas de plantas medicinais e condimentos foram muito bem aproveitadas pela comunidade escolar de Mar Vermelho.

Enquanto os itens alimentícios foram incorporados nas merendas, as plantas medicinais foram transformadas em remédios.

Uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Alagoas tornou possível a produção de fitoterápicos como: xaropes para tosse, supositórios para o
tratamento de processos inflamatórios, tônicos para melhorar a memória e balas de gengibre para amenizar os sintomas de gripes e dores de garganta.

Além disso, os resultados no consciente coletivo dos estudantes sobre a importância de uma alimentação saudável e da sustentabilidade no processo de plantio foram surpreendentes.

Quem é a prefeita Juliana Almeida

Juliana Almeida foi eleita prefeita de Mar Vermelho pela primeira vez em 2004.

Em 2016, ela foi eleita novamente para o cargo.

Foto Divulgação

Ela garante que entrou na carreira política em busca da realização de um sonho.

“O sonho de uma cidade melhor, mais justa, onde todos usufruam de seus direitos, tenham um emprego digno e acesso aos serviços básicos de qualidade”, declara.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram