Com a entrega domiciliar de medicamentos, o prefeito Ruy Diomedes Favaro mudou a Saúde de Dois Córregos (SP)

Conforme a idade avança, o corpo e a mente começam a apresentar sinais de que já não possuem o vigor e a energia de antes. Com isso, surgem males temporários ou crônicos que exigem o uso contínuo de medicamentos.

Boa parte da população idosa, que faz mais uso de medicamentos para tratar doenças, encontra dificuldades em sair de casa para buscar remédios em farmácias ou consultórios médicos. A redução da mobilidade é um dos principais fatores para esta situação.

Estes idosos contam com familiares e amigos para garantir a medicação em dia o que abre brechas para esquecimentos ou atrasos que podem prejudicar o processo de recuperação.

Pensando em quadros como este, a prefeitura de Dois Córregos, em São Paulo, sob a gestão do prefeito Ruy Diomedes Favaro, implantou o programa Chegou na Hora Certa.

A iniciativa garante a entrega domiciliar de medicamentos para idosos com dificuldades de locomoção e pacientes acamados.

Atenção que faz a diferença

Com início em maio de 2019, o Chegou na Hora Certa atende usuários do SUS que tenham algum tipo de dificuldade para acessar a Farmácia Central Municipal.

Entre os contemplados pelas entregas estão pacientes diabéticos, hipertensos, com idade maior de 60 anos que estejam acamados ou cadeirantes.

Foto Divulgação

Logo na primeira entrega, 150 pacientes receberam a medicação sem precisar sair de casa.

A ideia é que além dos remédios, seja feita também a entrega domiciliar de fraldas, materiais para curativos e sondas, facilitando ainda mais a vida dos dois-correguenses.

Economia de medicamentos

Em quatro meses de funcionamento, o programa Chegou na Hora Certa garantiu a economia de distribuição de 5 mil comprimidos.

Isso porque ao realizar as entregas domiciliares, os profissionais da saúde conseguem fazer um acompanhamento, analisando, por exemplo, se a dosagem tomada pelo paciente está correta, evitando desperdício.

A iniciativa incentiva ainda o descarte apropriado de seringas de insulinas e remédios vencidos, favorecendo a segurança dos pacientes.

Quem é o prefeito Ruy Diomedes Favaro

Ruy Diomedes Favaro é advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru.

Ele é pós-graduado em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela UNESP.

Foto Divulgação

Favaro foi eleito prefeito de Dois Córregos em 2016 com 62.39% dos votos válidos.

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram