As ações do prefeito Miguel Coelho para melhorar a vida dos idosos de Petrolina (PE)

A qualidade de vida dos idosos de Petrolina, em Pernambuco, sempre foi uma das grandes prioridades do prefeito Miguel Coelho. Em setembro de 2018, o projeto ‘Idoso Rural’ foi lançado, propondo um dia de cidadania, conscientização e valorização da pessoa idosa. 

Diversos bairros já foram atendidos, e muitos idosos usufruíram dos benefícios levados até eles, como orientações do INSS, Cadastro Único, atualização e recadastramento do Benefício de Prestação Continuada, orientações jurídicas, além da emissão de carteira interestadual do idoso.

Em parceria com o Instituto Embelleze, também foram ofertados cortes de cabelo feminino e masculino; já em parceria com o  Senac, diversos serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de hepatite, orientações nutricionais e de saúde bucal. 

“Cuidar da população idosa é um dos nossos compromissos. O objetivo deste programa é proporcionar atividades voltadas ao bem-estar da pessoa idosa que reside na zona rural, além da divulgação de informações em diversas áreas que possibilitem a autonomia, conscientização e reconhecimento de seus direitos”, pontua o prefeito.

Fazer mais pelos idosos

O projeto “Idoso Rural” foi apenas uma das ações pensadas na população mais velha de Petrolina. Anteriormente, em 2017, o prefeito garantiu a gratuidade da passagem de ônibus para pessoas acima de 65 anos, um direito  que havia sido retirado de milhares de idosos e pessoas com deficiência, que foi resgatado.

A gratuidade havia sido suspensa por oito meses, na época, e foi feito um esforço financeiro da gestão para mobilizar esses recursos e garantir esse compromisso. Desde 2017, a Prefeitura investe em média R$ 142 mil por mês.

Foto Divulgação/Prefeitura de Petrolina

Ainda no mesmo ano, o prefeito inaugurou um espaço destinado ao público da terceira idade para tratamento humanizado e acesso a diversos serviços de saúde, lazer, cultura e esportes. 

O Centro foi o primeiro a funcionar com este formato em Pernambuco e disponibiliza uma equipe formada por assistente social; psicólogo; nutricionista; advogado; educador físico; educador social e fisioterapeuta. A unidade ainda conta com vários ambientes para descanso, lazer, esportes, cultura e aprendizado. 

Desde cedo interessado pela política

Miguel de Souza Leão Coelho é natural de recife, e tem apenas 30 anos de idade, é advogado e tem em seu currículo uma participação precoce no universo político. Isto porque, desde muito cedo, se interessou em garantir melhorias à população.

É filho do senador Fernando Bezerra Coelho e irmão dos deputados Fernando Coelho Filho e Antônio Coelho. Teve a carreira profissional iniciada em São Paulo, onde se graduou advogado na área empresarial. 

Foto Divulgação/Prefeitura de Petrolina

Em paralelo à atuação no campo do direito, Miguel Coelho iniciou sua trajetória política aos 23 anos, ao se candidatar a deputado estadual. Foi eleito em 2014, o mais jovem deputado estadual em Pernambuco, com cerca de 55 mil votos e, em 2016, foi eleito prefeito de Petrolina com 60.509 votos. 

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Miguel Coelho priorizou temas ligados à educação, agricultura, economia, segurança hídrica e desenvolvimento regional. No início do mandato foi designado presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. 

Ganhou notoriedade ao criar a União pelo Nordeste, um movimento suprapartidário que pretende reunir parlamentares e lideranças políticas nordestinas para a criação de uma política de estado voltada para o desenvolvimento do semiárido. 

Artigos Relacionados

Como o prefeito Vantoil Martins quer tornar Iguaba Grande (RJ) uma cidade forte no turismo

Repleta de atrativos e belezas naturais a cidade de Iguaba Grande...

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Gestão e Tecnologia

Mantenha contato

Siga nosso Instagram